A colocação deste tipo de estrutura se dá por meio da cravação completa de um elemento, que possui 50 centímetros de altura e diâmetro variável, e em seguida outro é colocado sobre o primeiro e assim consecutivamente até o término da estaca de reação.
A estaca de reação é um modelo de estaca amplamente utilizado por empreiteiras devido ao seu formato que é pré-moldado em concreto e a sua aplicação, que é feita por meio de equipamento hidráulico, normalmente utilizado um macaco.
A estaca de reação é utilizada por empresas do ramo da construção civil para que dê o reforço em toda a sua estrutura, ajudando na perfuração já existente na perfuração do edifício, inclusive com as ampliações que são feitas, o que normalmente é motivo de necessidade da estaca de reação.
A colocação da estaca de reação se dá por meio de uma cravação completa do elemento, possui 50 centímetros de altura e o seu diâmetro é 25 centimetros, em sequência outro é colocado sobre o primeiro de forma consecutiva até o término da estaca de reação. A reação desta estaca se dá por meio da energia de cravação, que é obtida pela estrutura e que é transferida para a lateral do equipamento e para o solo, logo abaixo da ponta inferior da estaca de reação.
O serviço que envolve a estaca de reação deve ser realizado seguindo as normas NBR 6122/1996 para que não ofereça qualquer risco sem nenhum aos profissionais e nem para a estrutura futura. Para a colocação da estaca de reação é necessário equipamentos de pequeno porte e pouco peso, o que facilita todo o trabalho, até em locais de difícil acesso e espaço físico limitado. As vantagens ao utilizar essa estaca são o seu baixo custo, devido ao fácil processo de produção e da cravação, a sua resistência e o fato de também não comprometer o solo com vibrações durante o processo de colocação além de não afetar pessoas próximas ao local.