Definida pela norma brasileira de fundações como uma “estaca de concreto introduzida no terreno por meio de macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada para esta finalidade” (ABNT, 2019).
Estacas Mega são estacas cravadas ou prensadas com uma reação no solo, constituídas por segmentos de concreto armado ou metálicos, de seção vazada ou maciça, quadrada ou circular, com ou sem encaixe e com alguns segmentos compostos por perfis metálicos. A principal característica deste tipo de estaca é a sua cravação estática através de macaco hidráulico, com capacidade de 300 a 500 kN reagindo contra cargueira ou estrutura existente, se esta resistir aos esforços que serão aplicados.
As estacas são constituídas por segmentos da ordem de 0,5 a 1,0 m, conforme as condições locais e a empresa que executa o serviço; porém o segmento mais usado na prática é o de 0,5 m. Da mesma forma, a geometria da seção da estaca pode variar (sendo constante em todo o seu comprimento), mas a mais comum é a seção circular de diâmetro entre 0,20 e 0,25 m.
As estacas Mega de Concreto têm sua carga de cravação limitada a 450kN para estacas com comprimento inferior a 10 m. Quando este comprimento é maior ou encontra solos colapsiveis, a carga de cravação deve ser diminuída devido aos efeitos de segunda ordem (flambagem).
As Estacas Mega Metálica têm seu corpo constituído de tubos metálicos com espessura de parede compatível com sua carga estrutural; segmentos de 60 à 75 cm cada, soldadas, interligados com roscas e luvas ou cones feitos em tornos mecânicos de alta precisão. Após a cravação, antes do cunhamento, estas estacas são preenchidas com concreto, aumentando substancialmente o coeficiente de segurança estrutural desse reforço de fundação e evitando a oxidação interna da mesma.